A especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (GEPEM) vai ser ofertada pela UERN em parceria com o Ministério da Educação e Secretaria de Educação do RN. O curso têm como público prioritário os(as) Gestores(as), Coordenadores(as) Pedagógicos(as) e/ou professores(as) em efetivo exercício em escolas públicas de Ensino Médio do Rio Grande do Norte, que tenham concluído curso de graduação.
Caso não sejam preenchidas todas as vagas, as remanescentes poderão ser preenchidas por candidatos(as) que tenham concluído qualquer graduação reconhecida pelo MEC.
O edital e inscrições (gratuitas e online) estarão disponíveis a partir do dia 14 de Outubro em http://dead.uern.br/selecoes até 28 de Outubro.
Os interessados devem preencher um formulário eletrônico e anexar todos os documentos solicitados em formato PDF.
O processo seletivo será realizado por meio da análise da documentação enviada no ato da inscrição. A classificação dos candidatos seguirá critérios de pontuação baseados na área de atuação e no tempo de experiência em funções de gestão escolar, como direção, supervisão e coordenação. O tempo de expetiência na docência de ensino médio, partipação em eventos e cursos também serão contabiliados na pontuação fos candidatos a discente.
O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 09 de Dezembro de 2025.
O edital contempla uma política de inclusão, com reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD), candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI).
A ESPECIALIZAÇÃO: A pós-graduação Lato Sensu possui uma carga horária total de 405 (quatrocentos e cinco) horas, sendo 335 horas a distância (momentos síncronos e assíncronos) e 70 horas presenciais no polo de apoio: Assu, Caicó, Mossoró, Pau dos Ferros, Natal e Parnamirim.
O curso visa desenvolver lideranças para lidar com os desafios do ensino médio, integrando a política nacional e a participação da comunidade escolar. A gestão abrange o setor pedagógico, administrativo, financeiro, de recursos humanos, de comunicação, de tempo e de tecnologia, buscando criar um ambiente escolar democrático e qualificado.