Tutorial de Cadastro no SIGAA

P

Pelo SIGAA, os alunos poderão acompanhar o seu desempenho nas disciplinas, efetuar matrícula e emitir documentos oficiais como histórico e certidão de vínculo. Para poder ter acesso, basta acessar: https://sigaa.uern.br/sigaa/.

No primeiro acesso é necessário criar um nome de usuário e senha para o SIGAA. Para isto, basta acessar https://sigaa.uern.br/sigaa/ e clicar em “Cadastre-se“, como mostrado na imagem abaixo:

Tela inicial do SIGAA com destaque para o link de cadastro do aluno.

Na próxima tela é exibido o formulário de cadastro, que deve ser preenchido com os seguintes dados:

• Matrícula (caso não saiba, entre em contato a secretaria do seu curso)
  • Nível (manter GRADUAÇÃO)
  • CPF
  • Nome Social (seu nome completo)
  • RG (deve ser preenchido sem zeros à esquerda ou sinais de pontuação, por exemplo: o RG 001.234.567 deve ser preenchido 1234567)
  • Data de Nascimento
  • Ano/Semestre Inicial (é o semestre em que você entrou no curso: 2021.1)
  • Usuário (nome de usuário que você irá utilizar na plataforma: deve ser um nome único e sugerimos utilizar um endereço de e-mail ou número de documento)
  • Senha
Tela de cadastro de usuário.

Após preencher o formulário é muito importante que você guarde bem o seu nome de usuário e senha, pois eles serão utilizados para acessar a plataforma. De mesmo modo, é importante destacar que esses dados são pessoais e não devem ser compartilhados com ninguém (nem com outros colegas de curso ou funcionários da universidade).

Assim que preencher o formulário, você poderá acessar o SIGAA utilizando seu nome de usuário e senha:

Tela inicial do SIGAA.

Vale ressaltar que o Moodle e o SIGAA são sistemas independentes, e ainda não compartilhar informações. Além do mais, são sistemas com propósitos distintos, com o Moodle continuando a ser o ambiente de aprendizado.

Caso aconteça algum erro durante o cadastro e precise de auxílio, solicitamos que tire um “print” da tela de erro e envie um e-mail para a secretaria do seu curso. Desta forma, poderemos ajudar da melhor forma possível.