Tutorial de Envio de Comprovante de Cumprimento de Horas Complementares

A partir de 2021.1 a DEAD iniciou a implantação da utilização do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) nos seus cursos de Graduação. Pelo SIGAA, os alunos poderão acompanhar o seu desempenho nas disciplinas, efetuar matrícula e emitir documentos oficiais como histórico e certidão de vínculo. Para poder ter acesso, basta acessar: https://sigaa.uern.br/sigaa/.

Ao acessar o SIGAA e efetuar o login, digitando seu nome de usuário e senha, a página do portal do aluno é exibida. Para enviar os comprovantes de cumprimento das horas complementares, você deve ir no menu “Ensino e clicar em “Registro de Atividades Autônomas, como é mostrado na imagem a seguir:

Na próxima tela, serão exibidas todas as solicitações de registro de atividades feitas que você já fez. Caso seja seu primeiro acesso ou ainda não tenha efetuado nenhuma solicitação, a lista aparece em branco.

Para iniciar o procedimento de cadastro, você deve clicar no link “+ Cadastrar Novo Registro“, como exibido na imagem abaixo:

A tela seguinte exibirá seu nome, matrícula e os dados do seu curso . Logo abaixo, você perceberá o formulário para inserir as informações do seu comprovante. No primeiro campo, “Comprovante de Atividade, você deve anexar algum documento que comprove que você cumpriu horas complementares. No segundo campo, “Tipo da Atividade Autônoma, você deve selecionar a melhor opção entre as disponíveis. No último campo, “Observação/Descrição, você deve digitar alguma informação que facilite para o seu coordenador de curso a avaliação do documento que você anexou. Após preencher todos os dados, você pode clicar no botão “Próximo Passo.

Na tela seguinte, você deve confirmar os dados que você digitou no passo anterior. Se tiver alguma correção, pode clicar no botão “Voltar” e corrigir. Caso contrário, pode clicar em “Cadastrar” para enviar a solicitação para a coordenação do curso.

Se tudo estiver correto, você será redirecionado para a página inicial de Registro de Atividades Autônoma e uma mensagem de confirmação será exibida . Além disso, sua solicitação será exibida na lista. Observe, que o status de sua solicitação será “Submetido para Análise” .

Pronto! Sua solicitação foi enviada para a coordenação do seu curso, que irá analisar e indicar quantas horas foram cumpridas. Vale salientar que você pode fazer quantas solicitações forem necessárias para que, somadas, atinjam a quantidade de horas necessárias.

Posteriormente, a coordenação irá avaliar suas solicitações e aceitar, rejeitar ou solicitar alguma alteração. Para verificar sua situação, você deve voltar a página de Registro de Atividades Autônoma. A imagem abaixo mostra um exemplo de como você verá a lista de atividades após a avaliação da coordenação. Nessa lista há três solicitações. A primeira, foi aceita com uma carga horária de 50 horas . A segunda, tem 20 horas, mas foi rejeitada pela coordenação . Você pode verificar mais detalhes e o motivo por ter sido rejeitado, clicando na lupa ao lado de cada solicitação . A última, a coordenação avaliou como tendo 50 horas também, mas que não foi enviado corretamente, sendo necessária uma correção . Então você deve clicar no ícone da lupa para ver o que sua coordenação quer que você corrija e depois no ícone de edição , para efetuar as correções e submeter novamente para analise. No fim da lista você também pode conferir quantas horas já tem confirmadas . Essa informação também pode ser encontrada na página inicial do Portal do Aluno e no seu histórico.

Caso precise de ajuda no preenchimento e envio das solicitações, você pode entrar em contado com a secretaria do seu curso.