Para além da distância: Polos EAD trilhando o caminho da integração

Os polos de Martins, Luís Gomes e Marcelino Vieira, da Diretoria de Educação a Distância (Dead) têm se destacado pelos esforços em promover ações conjuntas para os estudantes EAD. Uma das principais atividades que fortalecem essa união é o Interpolos. O projeto, que conta com duas edições, já conquistou espaço e relevância e agora se prepara para sua terceira edição.

Ao longo das duas edições anteriores, o Interpolos realizou diversas atividades de palestras, oficinas e visitas, demonstrando sua capacidade de unir os estudantes e proporcionar um ambiente de troca, ultrapassando as barreiras físicas dos polos.

A primeira edição, realizada no ano de 2019, foi marcada por algumas visitas, uma delas ao Sítio Arqueológico do “João Brandinho”, que registra alguns dos vestígios de gravuras rupestres dos primeiros habitantes do interior do Rio Grande do Norte, os índios Panatis.

O encontro, que ao final contou com uma roda de capoeira promovida pelo grupo “Malta Vieirense”, reuniu alunos dos três polos, onde puderam trocar experiências sociais e acadêmicas, participando de trilhas ecológicas, históricas e apresentações culturais, que duraram o dia todo.

No segundo Interpolo, ocorrido em setembro do ano passado, a coordenação do polo de Luís Gomes organizou uma programação que unisse lazer, cultura, história e entretenimento, proporcionando a todos os universitários e as equipes pedagógicas um dia para ficar na memória, um dia de conhecimento e afetividade.

Amanhã, dia 18 de novembro, o Interpolos terá sua terceira edição no polo de Martins. Para Hélia Oliveira, coordenadora do polo, essa iniciativa tem grande relevância por oferecer uma aproximação entre os três polos de ensino.

“Os alunos desses polos têm a oportunidade de conhecer a realidade de polos vizinhos e isso fortalece as unidades, pois eles percebem que ser universitário, vai além das aulas: é ensino, extensão. Esse projeto se torna bastante interessante exatamente por essa ação integradora, que é o objetivo do projeto”, acrescenta.

A programação inicia a partir das 7h30, com um café da manhã no polo Martins. Em seguida, haverá uma atividade dinâmica de caça ao tesouro. Às 9h15, os alunos farão um circuito religioso, com visitas a Capela Nossa Senhora do Rosário; nicho; Igreja Matriz e Praça Almino Afonso. Os estudantes também farão uma visita aos mirantes do Canto e Penhasco.

Essa iniciativa dos polos não apenas fortalece os laços entre eles, mas também enriquece a experiência educacional dos alunos e promove uma importante troca de conhecimentos.