Quem prestou o ENEM de 2009 a 2022 ou é professor da Educação Básica pública ou privada pode concorrer a uma vaga para a Licenciatura em Educação do Campo, na modalidade EAD. São 30 vagas para cada polo: Assú, Grossos, Luís Gomes, Patu e São Gonçalo do Amarante.
O CURSO: Esta licenciatura surge como resposta a demanda de diversos sujeitos do campo que historicamente lutaram e lutam em defesa do direito a educação e escola nos territórios rurais. O curso tem como perspectiva formar profissionais para atuarem na docência e gestão escolar no contexto rural, oferecendo na formação dos futuros educadores/as, a articulação dos conhecimentos científicos e técnicos, em diálogo com os saberes populares e cultura camponesa, por compreender a importância da valorização da vida no campo e dos seus sujeitos para o processo educativo das crianças, jovens e adultos que vivem nas áreas rurais. O Curso de Educação do Campo soma-se à defesa do direito à educação pública, gratuita, de qualidade e contextualizada com o os modos de vida dos povos que produzem e reproduzem a vida no campo. Para formas os/as educadores/as que atuarão nas áreas rurais, a matriz curricular do Curso de Educação do Campo, contempla diversas discussões que são necessárias para o desenvolvimento da prática docente nas escolas do campo. Entre as disciplinas que compõem a matriz curricular do curso, destacam-se Fundamentos da Educação do Campo, Sociologia do Trabalho Rural, Movimentos Sociais e Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, entre outros conteúdos que buscam contribuir para a compreensão crítica da realidade histórica e social do campo brasileiro e atuação profissional dos futuros educadores/as do campo.
Para a realização da inscrição, o candidato deverá preencher corretamente o formulário disponível aqui até o dia 20 de abril.
Confira todas as informações no Edital N°72.2023.