Formadores pedagógicos terão curso EaD de qualificação sobre metodologias ativas de ensino

Curso iniciou nesta segunda-feira (15). Foto: Wilson Moreno

Foi iniciado na manhã de ontem (15), no Campus Central, o Curso de Qualificação para Formadores Pedagógicos, ofertado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Diretoria de Desenvolvimento Organizacional (DDO), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) e com a Diretoria de Educação a Distância (DEaD/UERN).

O encontro presencial foi realizado na Sala Multiuso, do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM). Participaram 18 formadores pedagógicos. O curso agora terá continuidade na modalidade a distância, promovido pela DEaD por meio do Ambiente Virtual Moodle/UERN, disponível no site: https://dead.uern.br/moodle2 e vai até o período de 12 maio de 2019.

Para Márcio Cleiton Lopes, que está à frente da DDO/PROGEP, “esses formadores pedagógicos são representantes das Unidades Acadêmicas. Eles estão sendo formados para propagar os cursos sobre as novas Metodologias Ativas de Ensino em suas faculdades, pra instruir professores que tenham interesse em aprender essas metodologias que têm revolucionado a maneira de ensinar”.

Em síntese, as Metodologias Ativas de Ensino é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do aluno/estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem. Visa desenvolver o processo de aprender utilizando experiências reais ou simuladas,  com capacidade para solucionar com sucesso tarefas essenciais da prática profissional em diferentes contextos.