23 de Abril – Dia Nacional da Educação de Surdos

23 de Abril - Dia Nacional de Educação de Surdos - Home

No dia 23 de abril comemora-se o Dia Nacional da Educação de Surdos, também conhecida como Dia Nacional do Deficiente Auditivo e a Diretoria de Educação a Distância (DEaD) não poderia ficar de fora. A DEaD vem reforçar a importância de inserir as pessoas com deficiência auditiva cada vez mais no meio social, livrando-as de preconceito, discriminação e violências. Este dia tem como finalidade sensibilizar as pessoas para a situação das pessoas surdas e da sua linguagem em específico, sublinhando a necessidade de lutar por condições de vida, trabalho e educação mais apropriadas.

Estas pessoas precisam ser tratadas com respeito e valorizadas em seus multiplos dimensões, seja em casa, na escola, na universidade ou no trabalho. É necessário humanizar cada vez mais as pessoas para compreender o que é diversidade humana e empatia. Essa compreensão inicia-se em casa e segue de mãos dadas com a educação tradicional e inclusiva. Para as pessoas surda ou não, o desenvolvimento educacional e das suas capacidades linguísticas, emocionais e sociais é uma condição importante para o crescimento como ser humano. Assim, a DEaD parabeniza todos os educadores que atuam com pessoas com deficiencia auditiva, vocês fazem a diferença na educação e no Brasil.