PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA DA DEAD AUXILIA NO DESENHO DIDÁTICO

artig

Funcionalidades de professor: reprodução do artigo científico

Além da atividades rotineiras de suporte, viabilização e manutenção dos processos que disponibilizam a realização da educação  a distância no âmbito da DEAD/UERN, sabia que as equipes também desenvolvem pesquisas acadêmico-científicas? Nesta primeira de duas reportagens,  vamos conhecer a atuação dos profissionais de informática na busca por soluções e ferramentas que melhor  viabilizem as práticas pedagógicas, e , por consequência,  proporcionam mais eficiência e qualidade nos serviços educacionais da Diretoria de Educação a Distância.

A UERN, assim como cada   instituição que opera com EaD,  possui seu pr óprio modelo pedagógico para o desenvolvimento dos cursos. Um documento  chamado Desenho Didático fazendo parte deste modelo, contém todos os dados referentes  ́ à configuração da disciplina em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Na DEaD  ̃
o preenchimento deste documento acontecia entre troca de emails e arquivos de texto entre os professores ministrantes de disciplinas, a coordenadora pedagógica professora Regina Santos Young e a equipe de suporte. Porém esse fluxo de trabalho não se mostrava muito eficiente, pois, dificultava a  visualização sistemática do processo.

Em função desta dificuldade, a equipe  planejou em utilizar um software como facilitador de processo para auxiliar. E uma aplicação para  web, um sistema de computador que realiza as funções  que lhe foram especificadas utilizando um navegador web  como cliente, foi escolhida para este trabalho.

Além de melhorar as rotinas para o docente, o avaliador  também é beneficiado com a criação, confere se todos os dados de um desenho didático  que se encontra pendente para receber avaliação  estão corretos e preenchidos adequadamente.

Já para o suporte, a novidade mostra de forma esquematizada suas funções dentro do desenho didático , como o esquema a seguir demonstra:

suporte

Antes,  a simples troca de e-mails entre professor e equipe da DEaD  “dificultava a visão sistemática da construção do desenho didático devido vários motivos, um deles: clareza de exposição do conteúdo final da disciplina. Os professores não explicavam claramente como deveria ser a disciplina, o suporte não compreendia o que deveria ser acrescentado” relata  Suellem  Fernandes Queiroz da equipe de informática da DEaD.

A produção  foi transformada em artigo científico,  submetido e publicado no evento XI Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações, realizado pela Universidade Federal Rural do Semiárido.

A equipe envolvida na criação da ferramenta também contou com a acadêmica de informática Isis Costa Paiva,  o professor Alysson Mendes de Oliveira que coordena a equipe de TI, e a coordenadora Regina Santos Young da parte pedagógica.

Conforme o coordenador  Alysson  de Oliveira,  a inovação foi positiva, de maneira que  forma que passou a “auxiliar nos processos de planejamento de disciplinas, e organização sistemática dos desenhos didáticos das disciplinas”.

Para ter acesso á publicação, clique em: artigo Ddidático