Faculdade: FALA
Código: DLI2021
Modalidade: Licenciatura
Carga Horária Total: 3.485 horas
Duração do Curso: Mínimo de 04 anos (08 semestres) e máximo de 05 anos e meio (11semestres) letivos.
E-mail: ingles.ead@uern.br
Coordenadora: Adriana Almeida Fernandes
Telefone: 3315-2206
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: PPC_LINGUA INGLESA EAD
Objetivo do Curso:
Formar professores para o ensino da língua inglesa, habilitando-os principalmente para a atuação em escolas de Educação Básica e demais contextos de ensino e aprendizagem da língua inglesa, de forma que atenda amplamente às demandas e às necessidades profissionais relacionadas ao ensino dessa língua na região.
Perfil do Formando:
O egresso do Curso de Letras – Língua Inglesa (Licenciatura) modalidade a distância da UERN será́ um professor de língua inglesa apto a atuar em escolas de Educação Básica, em diversos contextos de ensino e aprendizagem da língua inglesa e espaços culturais com atividades
de ensino informais e não-formais. Esse profissional será dotado de formação intelectual e cultural, crítica e competente em sua área de atuação, com capacidade criativa, reflexiva e transformadora, nas ações educacionais e culturais inerentes ao seu mercado de trabalho e ao mundo
contemporâneo.
Competências e Habilidades Profissionais:
Conforme os princípios gerais e objetivos do Curso de Letras – Língua Inglesa (Licenciatura), na modalidade a distância, o professor licenciado em língua inglesa deverá possuir competências e habilidades profissionais, com vistas a:
´- Desenvolver atividades capazes de propiciar a aprendizagem da língua inglesa, conforme a necessidade do contexto de atuação;
Promover a aprendizagem colaborativa, por meio da utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) inerentes ao ensino-aprendizagem de língua inglesa;
-Utilizar metodologias de ensino de línguas estrangeiras que promovam o desenvolvimento das habilidades pedagógicas dos educandos em múltiplos contextos e espaços culturais;
– Ser capaz de promover a interdisciplinaridade, de forma a contemplar o conhecimento aplicado às temáticas sociais transversais do currículo escolar;
-Articular os conhecimentos e práticas das atividades de pesquisa, ensino e extensão, integrando-os à linguagem do ensino-aprendizagem da língua inglesa;
-Ter consciência crítica do seu papel social e político, sendo capaz de intervir efetivamente nas práticas metodológicas de ensino e aprendizagem da língua inglesa contemporâneas, interagindo com as novas tecnologias da informação;
– Conhecer e compreender a realidade em que está inserido, a ponto de conhecer as causas dos problemas por ele(a) vividos, sendo capaz de interferir decisivamente no processo de transformação social;
– Promover a integração entre a prática pedagógica e as práticas crítico-reflexivas;
– Elaborar roteiros e instruções para realização de projetos pedagógicos;
– Estar preparado para a atividade docente, atuando em diferentes espaços culturais.
Campo de Atuação:
Instituições de ensino fundamental médio e superior.
Órgãos de difusão e revisão linguística. Consultoria e revisão linguística. Editoras e empresas jornalísticas e de publicidade.
Representações diplomáticas.
Centros de Pesquisa.
Atribuições do Profissional Formado:
-Exercer Magistério de ensino fundamental, médio e superior.
– Prestar serviços de consultoria e de revisão linguística.
– Realizar traduções.
– Desenvolver pesquisas.
AVALIAÇÃO