Os estagiários Alexandre do Nascimento Braz, Jade Nytácia Torres Pinto e a coordenadora de tutoria da DEAD, Maria das Graças de Oliveira Pereira, apresentaram o artigo “O Estágio Não Obrigatório na DEAD: Potencializando a formação do Pedagogo para atuação em espaços não escolares”.
O trabalho foi desenvolvido com base em uma revisão bibliográfica e relatos de experiências, explorando como o estágio não obrigatório na EaD contribui para a formação de pedagogos preparados para atuar em contextos diversos, fora do ambiente escolar tradicional.
Segundo o estudo, fundamentado em autores como Pereira, Moraes, Teruya, Hack, Clementino, Pimenta, Lima, Corrêa e Oliveira, e Jorge, a modalidade EaD oferece uma formação flexível e inclusiva, integrando tecnologias que ampliam o alcance das práticas pedagógicas. Essa abordagem permite aos pedagogos desenvolverem competências que os tornam aptos a atuar em espaços não escolares, como empresas, ONGs e projetos sociais, respondendo às demandas de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e inclusivo.
Para Maria das Graças, coordenadora de tutoria da DEAD, o artigo também reflete o compromisso da instituição em oferecer experiências práticas e inovadoras para seus alunos: “A EAD permite que os futuros pedagogos vivenciem uma formação rica, que dialoga com as necessidades sociais, tecnológicas e mercadológicas do nosso tempo.”
Sobre o evento: o VIII Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM) e o III Seminário Interdisciplinar, são eventos promovidos pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FE/UERN). Este encontro acadêmico, reconhecido por debater temas como educação, ensino, trans/multi/interdisciplinaridade e formação humana, reúne pesquisadores, profissionais e estudantes para promover diálogos voltados à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.