Novo mapa e curiosidades da EAD da UERN

Com a implementação dos novos cursos pela Diretoria de Educação a Distância (DEaD), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte passa a contar com 16 polos de apoio presencial. São eles: Assu, Apodi, Caraúbas. Currais Novos. Grossos, Guamaré, João Câmara, Lajes, Luis Gomes, Marcelino Vieira, Martins, Natal, Parelhas, Parnamirim, Patu e São Gonçalo do Amarante.

E a geolocalização demonstra que os polos estão bem distribuídos dos pelo território norteriograndense. Para melhor demonstrar a nova distribuição, um foi mapa elaborado pelo Núcleo de Estudos Socioambientais e Territoriais (NESAT) da UERN.

CURSOS APENAS NA MODALIDADE EAD: Tres graduações e uma especialização existem somente na modalidade EAD na nossa universidade. São elas: Tecnologia em Sistemas para Internet, Educação do Campo e Letras Libras, e Ensino de Música na Educação Básica que é uma especialização.

O POLO COM MAIS TURMAS: O polo de Patu possui nove turmas. o único que possui todos os sete cursos de graduação:: Letras Português (2 turmas) Letras Libras, Letras Inglês, Música, Educação do Campo,  Sistemas para Internet (2 turmas) e Licenciatura em Pedagogia

OS POLOS “FRONTEIRIÇOS”: Alguns polos por se localizarem proximamente à divisa do RN com outro estado, recebem estudantes da outra unidade deferativa. É o caso do polo Grossos, que possui cursistas de Icapuí no Ceará. Em Currais Novos, Luis Gomes, Parelhas e Marcelino Vieira, já a frequência maior de estudantes visitantes é proveniente do estado vizinho da Paraíba.

É o caso do aluno da licenciatura em Música Fabiano Soares, que mora na cidade de Cajazeiras na Paraíba, e optou pelo polo da cidade de Luis Gomes. O estágio curricular obrigatório foi realizado na cidade de Major Sales, também perto da divisa com a Paraíba. Além da flauta doce que ensinou para a comunidade do município de Major Sales, o músico Fabiano ofereceu aulas de sanfona para as crianças na Associação Comunitária:

Comunidade de Major Sales RN é beneficiada com estágio de Música EAD

ALÉM DO RIO GRANDE DO NORTE: Na especialização em Ensino de Música na Educação Básica, os cursistas podiam residir em qualquer localidade no território brasileiro. Desta forma, temos estudantes a do Acre ao Rio Grande do Sul, passando pelo Maranhão, Goiás, Paraná, e muitos cursistas do interior paulista e da Região dos Lagos no Rio de Janeiro.

A estudante mais distante que a EAD da UERN já teve nessa pós graduação em Ensino de Musica mora em Porto Alegre-RS. Maria do Carmo é violinista atuante e musicista que é chamada para acompanhar orquestras de muitos famosos em turnê pelo Rio Grande do Sul, como Alexandre Pires (foto) e o cantor Daniel. Dessa forma, o ensino remoto oferecido pela DEAD e DART (Departamento de Artes) literalmente rompe qualquer bareira geográfica no território brasileiro.