Oficinas de sensibilização musical chegam a Guamaré e Martins

Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo. Esse é o objetivo da série de oficinas que professores de Música da EAD da UERN oferecem. A docente Flavia Mayara Lima Fagundes e o tutor Bruno Alisson Alves Hermínio são dos cursos de Licenciatura em Musica e Especialização em Ensino de Música na Educação Básica também na modalidade EAD. E se uniram nesta proposta para oferecer à comunidade a oportunidade de conhecer mais a iniciação a esta arte por meio da Oficina de Sensibilização Musical na Educação Infantil.

O trabalho tem como foco demonstrar e discutir conteúdos e procedimentos didáticos que venham a ser utilizados na sensibilização e estimulação musical das crianças. E isso pode depois ser levado para a sala de aula.

As atividades realizadas estimulam a percepção, a relação do eu e do outro em uma interação sensível, respeitosa e lúdica.

Os educadores partem do princípio de que nesta fase da vida dos educandos as relações – sociais e familiares – têm uma dimensão ainda maior, precisamos possibilitar a ampliação de ensino e como os alunos compreendem o que ocorre a nosso redor, levando em consideração as diferentes tradições e culturas.

BRINCADEIRAS E MATERIAIS DO COTIDIANO PRODUZEM SOM

No treinamento os docentes apresentam brincadeiras e jogos cantados e rítmicos, simulam participar de situações que integram músicas, canções e movimentos corporais, compartilhar histórias e recursos para auxiliar a partir de materiais que produzem som . “É importante considerar a utilização de recursos diversos do cotidiano, como copos, colheres, folhas de oficio, e outros materiais que possam ter uma audibilidade no fazer sonoro-musical, buscando a sensibilização musical dos estudantes e uma participação ativa e criativa” explica o professor de Música Bruno Hermínio.

Nos dias 15 (Guamaré) e 22 de Junho (Martins) será promovida mais uma vez para os profissionais da educação a Oficina de Ensino de Musica na Educação Básica. Em Guamaré será no Polo UAB a partir de 14h30. E Martins também no polo de apoio presencial no dia 22/06 ainda será confirmado o horário.

O evento não requer inscrição prévia, e será concedido certificado de 04 (quatro) horas complementares.