Censo da educação: 67% dos professores em formação estudam em cursos EAD

Em todo o Brasil no ano de 2023, 67% dos estudantes matriculados em cursos de licenciatura específicos para a formação de professores, estavam no ensino à distância. Entre os ingressantes do ano passado (2023) 81% escolheram a modalidade EAD.

As informações são do Censo da Educação Superior 2023, divulgado nesta quinta-feira (3) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC). Em maio, o MEC decidiu que cursos de formação de professores na modalidade de ensino à distância devem ter, no mínimo, 50% da carga horária presencial.

Este último Censo da Educação Superior 2023 revelou dados importantes sobre o cenário dos cursos de graduação no Brasil. O país ofereceu 24,1 milhões de vagas em cursos de graduação, sendo que 95% delas estão concentradas em instituições privadas. No ensino privado, 71,7% das vagas são para cursos à distância (EAD), enquanto nas universidades públicas, 87,1% das vagas continuam sendo presenciais. Ao todo, 2.580 instituições disponibilizam cursos de graduação, das quais 2.264 são privadas e 316 são públicas.

OUTROS DADOS SOBRE ESTUDANTES: De acordo com a pesquisa estatística, os estudantes que acessaram a educação superior federal por meio de cota em 2014 tiveram uma taxa de conclusão 10% maior que a de não cotistas, em uma década (2014 – 2023). Os indicadores de trajetória, calculados a partir do Censo da Educação Superior, apontaram, ainda, que o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) impactam positivamente no índice de concluintes dos cursos de graduação no Brasil.

Fonte: www.gov.br