Música: Prática em Conjunto aprimora trabalho em grupo

Desde que foram implantadas, a educação musical e a formação de educadores musicais passam por inovadoras mudanças na área cultural, social e da própria educação. Um dos marcos mais recente no campo das políticas públicas foi a aprovação da Lei 13.278/2016, que inclui a música nos currículos dos diversos níveis da educação básica.

No curso de Licenciatura em Música na modalidade EAD da UERN, a estrutura curricular contempla as necessidades e demandas de professores de música, para garantir o ensino na rede. A Prática de Conjunto é uma das disciplinas obrigatórias na matriz do curso a distância. A Prática de Conjunto é essencial na formação do licenciado em Música, seja no aspecto social ou disciplinar, pois ao estimular a realização musical coletiva, promove a interação dos estudantes e cria a consciência das implicações éticas e hierárquicas do trabalho em grupo. Além disso, a atuação em conjunto musical vai propiciar aos licenciandos novas maneiras com uma prática saudável e proveitosa dos instrumentos de sua preferência. Como muitos alunos da UERN possuiam apenas a prática musical, passaram no curso superior a aplicar a teoria nas vivências, e também em equipe. Alguns cursistas, inclusive, já são maestros de bandas pelo interior do Rio Grande do Norte e até Paraíba.

A disciplina do curso de Musica da UERN abrange sopro em instumento de madeira como a flauta doce sopranos, tenor e contraalto, instrumento de cordas como o violão e até canto. As peças escolhidas são de compositores ou autorais dos próprios alunos, tanto na área de música Erudita quanto no campo de música popular, que inclui a chamada “raiz”.

A Prática de Conjunto no âmbito do curso de Música da UERN é sempre sob a orientação de um professor responsável. Nestes grupos, os estudantes cumprem um cronograma de atividades pedagógica e artísticas. A programação engloba ensaios, as provas e apresentações, como podemos ver no vídeo dos alunos do Sétimo Período do Polo Caraúbas:

O ESTÁGIO: conforme outra legislação federal o estágio “visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho” (Lei nº 11.788/08). No contexto das licenciaturas EAD da UERN, o estágio supervisionado representa o primeiro momento de efetiva inserção dos estudantes na docência enquanto processo de formação profissional, traz a possibilidade de aprimorar conhecimentos e práticas vivenciadas durante o curso de Licenciatura em Música.