Acessibilidade no ensino de música é tema de documento com participação de professora da EAD da UERN

A professora Flávia Mayara Fagundes, do curso de Música EAD da UERN, participou como escritora de um documento sobre inclusão, acessibilidade, anticapacitismo e antipsicofobia, escrito por vários pesquisadores de todo o país. O documento foi feito para educadores e interessados. O acesso ao documento é livre e gratuito.

O Manifesto é um documento elaborado coletivamente por professores e pesquisadores da área de educação musical inclusiva e tem por objetivo pontuar ações e apontar caminhos para que o ensino de música e a área de música, de maneira geral, seja mais acessível a pessoas com deficiências e transtornos.
O manifesto é voltado para educadores em geral, principalmente da área de música, artistas e todos que se interessam em transformar o mundo em um local mais inclusivo.

O conteúdo do manifesto foi elaborado por professores e pesquisadores da área da educação musical inclusiva através da iniciativa do Programa para o Bem-Estar e Saúde Mental do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, o PROBEM. É um projeto de extensão do departamento de música que visa promover ações em saúde mental dentro da universidade. Como o manifesto se destina a ser um documento que zela pelos direitos iguais, inclusão e combate ao capacitismo e psicofobia, foi gerenciado pelo PROBEM em parceria com outras instituições, como o Portal Educação Emocional, por exemplo. O texto completo foi escrito por um grupo de pessoas, entre docentes, pesquisadores e discentes da UFPE e de outras instituições nacionais. Como fez parte de um projeto de extensão do departamento de música da UFPE ele foi, inicialmente aberto a quem quisesse participar e depois de um tempo, um grupo se fixou e esse grupo finalizou o documento.

O objetivo e lançamento do Manifesto

Tem por objetivo pontuar ações apontar caminhos para que o ensino de música e áreas afins, sejam mais acessíveis às pessoas com deficiência.

No dia 06/07/2024, haverá uma apresentação e divulgação oficial com uma equipe nacionalmente representativa de pesquisadoras e educadoras que coletivamente debateram, discutiram e criaram o Manifesto.

Acesse o link de acesso ao manifesto e inscrição para participar da divulgação oficial dia 06/07/2024: manifesto-e-diretrizes-para-educacao-musical-inclusiva

Organizadoras do manifesto: Ana Carolina S. Martins (Faculdade de Música do Espírito Santo) Camila Fernandes Figueiredo (Fundação Catarinense de Educação Especial) Ozani Malheiros (TOUCH TO TOUCH / PE) Teresa Cristina TPiekarski (UFPR) Valeria Peres Asnis (UFU) Viviane Louro (UFPE)

A nossa professora do DART/FALA Flávia Mayara é docente das disciplinas de Educação Musical e Inclusão e Estágio Supervisionado na Educação Básica, tanto do curso EaD, quanto do curso presencial. Foi convidada para escrever textos e a apresentação. Boa leitura!