Sistemas para Internet: conheça professores, pesquisas e curiosidades

Sabia que entre os professores do curso de Sistemas para Internet está o vice-reitor da UERN, Dr. Francisco Dantas, e no corpo docente tem gente que estuda os robôs? É o caso do professor Dr. Raul Benites Paradeda. Assim como o vice-reitor, estão lotados no curso de Computação do Campus Avançado de Natal, juntamente com o coordenador do curso, Carlos André Guerra Fonseca.

A robótica móvel tem sido amplamente utilizada no ensino superior. Em geral, os robôs utilizados são caros ou os ambientes simulados não refletem completamente a realidade. Em pesquisa recente que gerou publicação junto com outro professor de computação, Anderson Abner Souza, os docentes propuseram o desenvolvimento de um framework – uma espécie de conjunto de bibliotecas – de hardware de baixo custo para o ensino de robótica móvel no ensino superior. Veja mais a pulicação “Integração do ROS em uma plataforma robótica móvel de baixo custo para o ensino superior” nos ANAIS DO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

CONHECENDO ALGUNS DOCENTES DO CURSO DE SISTEMAS PARA INTERNET:

Raul Benites Paradeda: Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2004), mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutor em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (2020).

Atualmente o doutor Raul Paradeda é professor adjunto na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lotado no Campus Avançado de Natal. Tem interesse na pesquisa relacionada a Computação Afetiva utilizando Robôs Sociais, Interação Humano-Robô, Agentes virtuais e Identificação de personalidade através de Jogos e Narrativas Digitais.

Francisco Dantas de Medeiros Neto: Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em colaboração com a Universidade de Lancaster, no Reino Unido (2013). Mestre em Sistema e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e graduado em Ciência da Computação pela mesma instituição (2001). Atualmente, exerce a função de Professor Associado no Departamento de Ciência da Computação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), onde assumiu o cargo de Vice-Reitor em 2021.

Além disso, desempenha múltiplos papéis na Sociedade Brasileira de Computação (SBC), incluindo o de Conselheiro Suplente e o de Secretário da Regional Rio Grande do Norte. É também membro colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação (PPgCC) da UERN em parceria com a UFERSA. No período de 2019 a 2021, ocupou a posição de Diretor de Divulgação e Marketing na SBC. Foi Diretor do Campus da UERN em Natal-RN entre 2016 e 2021. Integra o corpo de Distinguished Reviewers da ACM Transactions on Software Engineering and Methodology (TOSEM). Possui experiência tanto em Gestão Pública quanto em Ciência da Computação e concentra sua expertise em Engenharia de Software, com especial destaque para áreas como programação modular, linhas de produtos, medição de software e arquitetura de software.

Isaac de Lima Oliveira Filho: Graduado em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008), mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e doutor em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase nas áreas de Redes de Computadores, Segurança da Informação e Aprendizado de Máquina, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança de redes, criptografia e segurança biométrica.

A LIVE COM OS PROFESSORES DO CURSO DE SISTEMAS PARA INTERNET

Na terça-feira, 09 de Abril, às 19h30 horas pelo Youtube da DEAD, o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet na modalidade EAD realiza live aos discentes, com a participação de professores convidados. O tema será “Curso de Sistemas para Internet: jornada, oportunidades e desafios”. Esta palestra trará parte da história de concepção e criação do curso de Sistemas para Internet, oferecendo uma visão das oportunidades de atuação profissional para os estudantes do curso. Participe, basta acessar o Youtube pelo link abaixo