Pesquisas e temas atuais dominaram a Semana de Integração EAD

A 6ª semana de integração Ead da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte iniciou os seus trabalhos na terça-feira, 02/04, com a palestra do Diretor da DEaD, o prof. Dr. Giann Mendes Ribeiro. Mediado pela profa. Dra. Kamila Costa de Sousa, o prof. Giann falou sobre o tema “Autodeterminação para aprender na modalidade a distância: Uma perspectiva contemporânea da motivação”.

O diretor de Educação a Distância da UERN abordou pesquisas sobre a relação entre psicologia educacional e os processos de ensino e aprendizagem na modalidade à distância, chamando a atenção para a necessidade um olhar crítico sobre discursos que apontam para a “automotivação do aluno Ead”. Em sua tese, propôs a perspectiva contemporânea da macroteoria da autodeterminação, enfatizando as necessidades psicológicas básicas da motivação. Ainda nessa perspectiva, admite a complexidade do conceito considerando aspectos cognitivos, organísmicas, causais e, sobretudo necessidades psicológicas básicas, completou Giann.

Na quarta-feira, 03/04, o evento proporcionou aos estudantes da UERN e da comunidade externa diferentes minicursos que abordaram áreas de conhecimento conectadas às licenciaturas oferecidas pela DEaD. Ferramentas Google para Educação, metodologia (auto)biográfica para a formação docente,
escrita e normatização de trabalhos acadêmicos, estratégias de alfabetização e noções sobre LIBRAS foram temáticas trabalhadas por professores, técnicos, coordenadores e tutores Ead.

Fechamos a nossa 6ª Semana de Integração das Licenciaturas EaD da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com “chave de ouro”, quando
a ouvidora Séphora do Couto Borges falou sobre o tema “Prevenção e
Respostas ao Assédio Online” com mediação do Prof. Alex Carlos Gadelha,
coordenador geral do evento. Em sua fala, destacou a importância da
Ouvidoria como órgão promotor de direitos e também conciliador de conflitos.
Enfatizou a necessidade de posturas éticas e cordiais nos ambientes online e
presencial como meio de prevenção do assédio, bem como as implicações
legais sobre quem comete tal crime. Em sua fala, apresentou os meios de
acessar a Ouvidoria UERN e chamou à atenção para o esforço comum de
manter interações saudáveis e favoráveis ao contexto de formação humana e
profissional de nossa universidade.

Alex Carlos Gadelha, ouvidora Sephora Borges e tradutora de LIBRAS do DAIN