Está com dificuldade em adequar sua escrita às regras ? Todos(as) precisamos realmente estar em conformidade com a ABNT. Trata-se de exigências elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil.
Mas na UERN os estudantes, professores e demais interessados no tema podem tirar agora suas dúvidas sobre as principais normas da ABNT utilizadas na elaboração de Trabalhos Acadêmicos (Citação, Referências, Sumário) bem como outras orientações para a pesquisa.
Todas quintas-feiras às 20:30 e realizado o encontro na sala online, que pode ser acessada pelo link https://tr.ee/-DrTjru40H opção Encontro Semanal com o Bibliotecário
A TNS Karolina Rodrigues Nepomuceno é a bibliotecária que atende aos interessados.
Também são oferecidas orientações sobre o uso dos Gerenciadores de Referências. Leia a seguir para entender melhor e tentar utilizar.
Gerenciador de referências: o que é?
São programas que permitem coletar dados, armazenar, gerenciar, citar e referenciar publicações automaticamente em editores de texto, os mais conhecidos são Word e LibreOffice.
O gerenciador atua como uma biblioteca pessoal em que você armazena e anota todo o conteúdo que acha relevante para sua pesquisa. Os gerenciadores apresentam diversas funcionalidades que permitem a organização dos textos, o fichamento das informações e a elaboração automática das citações e da lista de referências.
Ainda os gerenciadores de referências permitem armazenar o arquivo PDF das publicações e, também, marcar as partes mais importantes no próprio arquivo. Os gerenciadores estão disponíveis na forma on-line e desktop, possibilitando a sincronização de sua biblioteca pessoal para acesso em qualquer lugar.
Vantagens dos gerenciadores:
- importação de dados bibliográficos (referências) de sites, motores de busca (Google), catálogos de bibliotecas, bases de dados, Portal de Periódicos Capes, etc.
- armazenamento de arquivos em PDF: artigos científicos, trabalhos de eventos, trabalhos acadêmicos, etc.
- organização dos arquivos em pastas (por exemplo, por assunto) conforme a necessidade do usuário
- espaço para anotar resumos e trechos de textos para futuras citações
- uso de etiquetas ou tags criadas pelo usuário e que facilitam a busca
- inserção dos dados da citação automaticamente no trabalho acadêmico
- criação automática da lista de referências de acordo com o estilo de referências desejado, por exemplo: ABNT, Vancouver
- compatibilidade com os principais programas de edição de texto
- grande agilidade na produção acadêmica, pois não há perda de tempo na procura de arquivos perdidos em alguma pasta no computador e, também, poupa tempo na elaboração das citações e das referências
- indiretamente, eles ajudam a evitar o plágio pois com a organização das leituras e das anotações fica fácil achar a fonte utilizada.
Fonte: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apostila da Escola de Engenharia (2023)