Projeto “Café com Tutoria” realiza seu primeiro encontro

Na última terça-feira (20/06), o projeto de extensão, Café com Tutoria: diálogos formativos em alfabetização e letramento, ofertado pelo Curso de Educação do Campo e tendo como coordenação, a Professora Emanuela Medeiros, teve seu primeiro encontro mediado pelos professores Geovar Miguel e Nathália Potiguara (Dead/UERN).

O encontro teve o objetivo de acolher os inscritos, apresentar a proposta do curso seus aspectos teóricos, metodológicos e avaliativos, como também sondar os conhecimentos prévios dos envolvidos.

O Café com Tutoria conta com 7 encontros formativos, sendo estes semanais, envolvendo as temáticas: a) Alfabetização no Brasil: aspectos históricos, conceituais e marcos políticos; b) Métodos de alfabetização; c) A psicogênese da língua escrita: contributos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky; d) Letramento: teoria e prática para alfabetizar letrando; e) Letramento literário: experiências vivenciadas em espaços escolares e não escolares; f) Uma oficina formativa.

A coordenação esclarece que esta é uma ação articulada ao componente curricular Alfabetização e Letramento, ofertado neste semestre, no Curso de Educação do Campo. Uma importante iniciativa para fomentar as discussões e ampliar a formação dos/as estudantes e interessados/as.