Minicurso trata da importância do teatro nos estudos literários

O gênero teatral surgiu no Brasil no século XIX, momento em que o romance era mais predominante. O teatro, conforme a professora Doutora Beatriz Pazini, apresentava certa dificuldade para ser aceito na sociedade “até na própria academia, por isso o pouco conhecimento em relação ao gênero, o que reverberou nos currículos do curso de Letras, em virtude de muitos não avistarem o potencial do gênero”. Para melhor tratar do gênero teatral, o curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa EAD (Curso da FALA ) desenvolve o minicurso “O Teatro Popular Nordestino”. Vai ser no encontro presencial no polo de Grossos, no sábado dia 01/04 as 08h.

BEATRIZ PAZINI FERREIRA
DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS (CAP)

A MINICURSISTA: Formada em Letras, mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PPGL/UEM). Professora Adjunta II do Departamento de Letras do Campus Avançado de Patu (CAP) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É coordenadora do Projeto de Extensão Cineatro que busca discutir questões ligadas ao Cinema e ao Teatro, além de expandir o conhecimento sobre essas intersemioses para outros espaços, fora da universidade. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Ensino, Literatura e Linguagem -GELIN/UERN; Grupo de Estudos de Literatura e suas Interfaces Críticas GELINTER/UERN e Grupo Crítica Literária Materialista- UEM/PR. Ao longo de sua trajetória acadêmica, também pesquisou aspectos ligados ao ensino de Literatura, à psicologia, à angústia, ao lirismo, à retórica poética, ao hibridismo dos gêneros literários. Desde 2018 trabalha com programas formativos, o que inclui o Programa Residência Pedagógica (RP) como docente colaboradora. Também atuou, em 2019/2020, como coordenadora institucional dos programas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e RP.

Como chegar no polo Educa Grossos: