Movimento em defesa da educação de surdos é tema de discussão nesta quinta (04/11)

Há 19 anos, no dia 24 de abril de 2002, a Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão por meio da Lei de Libras (Lei nº 10.436. Além de instituir a Libras como meio legal de comunicação no Brasil, o texto garante formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão dessa língua.
O curso de Licenciatura em Letras Libras da UERN/DEAD há 07 meses marca o início de uma nova jornada. A graduação cumpre seu papel social junto com professores, alunos e técnicos que compõem a instituição, mostrando o compromisso com a formação de profissionais para atuar junto às pessoas que se comunicam com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e assim promover o seu protagonismo.

Desde os anos 90 no Brasil diversos movimentos sociais provocaram nossos legisladores a tratar de normas para a surdez. Em todo o mundo esses movimentos estavam insatisfeitos com a tentativa de integração social dos alunos das escolas regulares que eram encaminhados para classes especiais.

Em nosso país surgiu então o Decreto nº 3.298/99 que regulamenta a Lei nº 7.853/89, a qual dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, define a educação especial como modalidade de ensino que perpassa todos os níveis e modalidades de ensino, ao dispor sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. A Política tem como base os princípios da democratização da educação, que garantem como um direito de todos e um dever do Estado – teve influência de diversos documentos internacionais da UNESCO.

Em 2005 um  Decreto Federal (nº 5.626/05) compreende a educação bilíngue para surdos como uma questão social que envolve a língua brasileira
de sinais LIBRAS e a Língua Portuguesa, em uma relação com vários aspectos culturais  determinados por cada língua.

Percebe-se então, um compromisso com a educação inclusiva – pelo menos pela legislação – acreditando-se que a norma poderia garantir a igualdade de condições e oportunidades de desenvolvimento para todos.

Esta trajetória do movimento em defesa da educação de Surdos no Brasil ´é tema da segunda mesa redonda da semana de integração das licenciaturas em EAD, que se realizará na quinta-feira (19h). O envento conta com a participação dos docentes Prof. José Arnor de Lima Júnior, Profa. Ana Elília Trigueiro Barros Cavalcanti, Prof. Antônio Carlos Cardoso, Profa. Juliana Fernandes Montalvão Mateus.

A transmissão (live) a partir de 19hs desta quinta (04/11)vai ser pelo Youtube da DEAD (https://youtu.be/I1TWG-OFtkg)

As vagas serão ocupadas conforme a ordem de preenchimento do formulário de inscrição. Para ver a programação completa clique em: PROGRAMAÇÃO – SEMANA DE INTEGRAÇÃO DE INÍCIO DE SEMESTRE LETIVO 2021.2

E para realizar a inscrição na Semana de Integração, clique no link https://forms.gle/NDxSuv2efQbKC4m96