Resumos de artigos: fique atento à nova norma

Desde maio de 2021 passou a valer a norma ABNT NBR 6028. Traz a definições de resumo como apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. Palavra-chave:Se refere à uma (ou mais) palavra que representa o conteúdo do documento. Agora devem ser separadas por ponto-e-vírgula (;) e não mais por ponto-final (.). Apenas após a última palavra-chave que usa-se ponto.

O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original.

O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único.A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.). Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Os tipos passam a ser:

RESUMO INDICATIVO – Indica os pontos principais do documentos sem detalhamentos, como dados qualitativo e quantitativos

RESUMO INFORMATIVO – Informa finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento. É o que normalmente usa-se nos Trabalhos de Conlusão de Curso.

RECENSÃO – Análise crítica, descritiva e/ou comparativa, geralmente elaborada por especialista.

RESENHA – Análise do conteúdo de um documento, objeto, fato ou evento.

Evitar usar nos resumos:

  • Símbolos e contrações que não sejam de uso corrente;
  • Fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem.

Tamanho do resumos:

  • de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos;
  • de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos;
  • por fim, de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

Fique atento para aplicar as novas regras nos trabalhos acadêmicos!

Para ver a norma completa adquirida pela UFPB, acesse http://plone.ufpb.br/secretariado/contents/documentos/2021_ABNT6028Resumo.pdf