Curso de Educação do Campo seleciona alunos

A UERN passa a ofertar o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na modalidade EAD, que surge como resposta a demanda de diversos sujeitos do campo que historicamente lutaram e lutam em defesa do direito a educação e escola nos territórios rurais. O curso tem como perspectiva formar profissionais para atuarem na docência e gestão escolar no contexto rural, oferecendo na formação dos futuros educadores/as, a articulação dos conhecimentos científicos e técnicos, em diálogo com os saberes populares e cultura camponesa, por compreender a importância da valorização da vida no campo e dos seus sujeitos para o processo educativo das crianças, jovens e adultos que vivem nas áreas rurais. O Curso de Educação do Campo soma-se à defesa do direito à educação pública, gratuita, de qualidade e contextualizada com o os modos de vida dos povos que produzem e reproduzem a vida no campo. Para formas os/as educadores/as que atuarão nas áreas rurais, a matriz curricular do Curso de Educação do Campo, contempla diversas discussões que são necessárias para o desenvolvimento da prática docente nas escolas do campo. Entre as disciplinas que compõem a matriz curricular do curso, destacam-se Fundamentos da Educação do Campo, Sociologia do Trabalho Rural, Movimentos Sociais e Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, entre outros conteúdos que buscam contribuir para a compreensão crítica da realidade histórica e social do campo brasileiro e atuação profissional dos futuros educadores/as do campo.

A seleção para o curso de Educação do campo da UERN se destina a Professores da Educação Básica (PEB), pública ou privada, e portadores de certificado de conclusão do ensino médio (ou equivalente) – Ampla Concorrência (que tenha realizado entre 2010 e 2019 a prova do ENEM).

São oferecidas 150 vagas, sendo 30 para cada um dos polos: Caraúbas, Guamaré, Marcelino Vieira , Natal e São Gonçalo do Amarante. Do total das vagas, 30% serão reservadas aos professores da Educação Básica em exercício. Serão reservadas 5% das vagas para as pessoas com deficiência (PCD) portadores de certificado de conclusão do ensino médio. Ainda do total das vagas estabelecidas serão reservadas 15% para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) portadores de certificado de conclusão do ensino médio.

As inscrições são realizadas de 01/03/2021 até 26/03/2021, por meio do endereço http://dead.uern.br/selecoes

Para ver o edital completo, clique em: https://dead.uern.br/wp-content/uploads/2021/02/Edital-n°23.2021-PSEEAD-ALUNOS-EDUCACAO-DO-CAMPO-EAD.pdf