EAD: melhor alternativa para quem trabalha

No Brasil, a educação a distância passou a ser importante porta de entrada para o ensino superior. A modalidade se tornou uma forma mais prática e acessível  para quem necessita conciliar trabalho e estudo. Aliando tecnologia, a muita dedicação e força de vontade, os cursos de Educação a Distância (EAD) aumentam a esperança de quem sonha em ingressar em um curso.

Do total de  matrículas do ensino superior brasileiro, 18,6% são em cursos a distância. O número de polos de ensino EAD autorizados no Brasil também cresceu 133%. Antes eram seis mil unidades de ensino à distância. Hoje, esse número já chega a 15 mil, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), identifica que 44% das pessoas optariam pela modalidade EAD e 56% dizem preferir o modelo presencial. Caso os estudantes sejam informados que o cursos à distância poderá ter etapas presenciais, a aceitação sobe para 93%.

Flexibilidade de horário é atrativo
Essa modalidade passa a ser a única opção  para muitos que trabalham, mas precisam de flexibilidade. É o caso de  estudante do curso de Letras licenciatura em Língua portuguesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

naz

Seu Nazareno de Souza, que mora na zona norte de natal, era vendedor ambulante: “meu trabalho não dava pra estudar […] eu fiquei quase 30 anos sem estudar “ revela Nazareno. Por sugestão de clientes dele, fez curso técnico de Língua Espanhola.  Mas sem seguida quis fazer um curso superior,“eu tentei letras e consegui […] estou aqui até hoje, e muito feliz” completa o vendedor.

Como Nazareno Souza conseguiu estudar à distância, tem tempo para continuar o negócio das bolsas. O polo mais próximo com curso de Língua Portuguesa é na cidade potiguar de São Gonçalo do Amarante. Outra estudante do polo, Maria José Soares, também relata que era um sonho dela cursar Letras e ser professora de Língua Portuguesa.

Para ver a reportagem completa com os depoimentos e histórias destes estudantes, clique AQUI e acesse nosso canal do youtube.

Para que o estudo EAD tenha sucesso, o cursista deve se dedicar e se esforçar, pois, os cursos ofertados na modalidade à distância não servem como muitos imaginam apenas para se ter um diploma em curto prazo, e sim possibilitar que pessoas com tempo escasso possam estudar do quer que seja, bastando para isso, dedicação e esforço.