Assim como na modalidade presencial, o planejamento é elemento indispensável para proporcionar o desenvolvimento das diferentes ações necessárias à execução dos cursos a distância. A produção, a escolha e o uso de materiais são determinantes para o educador no que diz respeito ao alcance dos objetivos pedagógicos.
Para um melhor planejamento dos materiais didáticos, a DEaD realizou um encontro formativo nesta segunda-feira (22/07). O evento foi aberto a qualquer interessado.
Um material didático de qualidade é instrumento valioso para o educador e pode facilitar bastante seu trabalho de transposição didática, afirmou Rosangela Gonçalves dos Santos, assessora pedagógica da DEaD. Materiais como vídeos, podcasts, livros digitais e CD-ROM, entre outros, quando utilizados de maneira bem programada e articulados nos momentos da atividade pedagógica, auxiliam o cursista na compreensão dos conteúdos.
Para a professora Regina Santos Young, coordenadora pedagógica da DEaD, “existe muito material pronto na plataforma do MEC, como vídeos, livros e até jogos que podem ser usados livremente”. Mas a professora destaca que assim como no ensino presencial, o conteudista de EAD pode elaborar um material próprio, que garanta uma identidade para a disciplina.
No encontro ainda se discutiu a metodologia colaborativa, que tem como fundamento a relação e a troca de conhecimento entre os aprendizes. Isso significa que, ao planejar uma atividade através da plataforma MOODLE, o
conteudista deve escolher quais as estratégias que melhor se enquadram às necessidades dos estudantes e quais podem promover essa relação de troca de informações presente no ensino EAD.