Google Drive
O Google Drive é uma plataforma de armazenamento de arquivos. Essa utilidade está disponível para sistemas operacionais iOS, Android, Windows e Linux. Os tipos de contas institucionais são ilimitadas para adicionar a quantidade de arquivo que desejar, já as contas pessoais a um limite de dados a ser adicionado.
Principais funções
-
Armazenar diversos tipos de arquivos;
-
Criar documentos de textos, planilhas e apresentações;
-
Compartilhamento dos arquivos existentes na plataforma com outras pessoas;
-
Melhor organização;
Como acessar
1º Passo: Para acessar a ferramenta, logue em sua conta (gmail.com ou uern.br).
2º Passo: Ao acessar a sua conta google, clique no ícone localizado no canto superior direito marcado em vermelho.
3º Passo: Clique no nome Drive marcado de vermelho.
4º Passo: Uma nova janela aparecerá como mostra imagem a seguir.
Manipulando arquivos e pastas
1º Passo: Clique em novo, onde está marcado em vermelho, para ter acesso ao ícones de criação de pastas e arquivos.
2º Passo: Em seguida clique em Pasta.
3º Passo: Adicione um nome a sua pasta e clique em Criar.
4º Passo: Na pasta que foi criada dê dois cliques para abrir.
5º Passo: Perceba que a pasta não possui nada dentro. Então vamos para o próximo passo que é como adicionar um arquivo. Clique em Novo novamente e em seguida em Upload de Arquivos.
6º Passo: Em seguida, aparecerá uma janela de seu computador para que você selecione um arquivo. Clique no arquivo desejado e em seguida em abrir.
7º Passo: No canto inferior direito aparecerá o upload do arquivo. Depois que o arquivo estiver concluído, ele poderá ser visualizado dentro da pasta, como consta na imagem.
8º Passo: Documento, Planilhas e Apresentações Google.
- Documentos Google: Utilizado para criação e edições de textos, nele você pode fazer um download em vários tipos de arquivos, como PDF, ODT, WORD e entre outros.
- Planilhas Google: Bastante utilizada para criação de tabelas, extremamente essencial para organização de horários, tarefas e etc.
- Apresentações Google: Como principal função a criação de apresentações em forma de slides.
Compartilhando conteúdo
1º Passo: Clique com o botão direito do mouse no arquivo que deseja compartilhar.
2º Passo: Clique em compartilhar.
3º Passo: Insira o endereço de e-mail da pessoa e/ou possibilite a pessoa editar, comentar ou ver, como descrito na imagem.
-
Insira o e-mail como indicado na Imagem.
-
Selecione a opção que você deseja que a pessoa tenha acesso ao arquivo.
- E por último clique em concluído.