Oficinas de “Educação Musical e Inclusão na Educação Básica” chegam a novos polos

No próximo mês de novembro, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promove uma série de oficinas de “Educação Musical e Inclusão na Educação Básica: práticas pedagógicas musicais com a perspectiva crítica, criativa e anticapacitista”.

A iniciativa, conduzida pela professora Flávia Maiara Lima Fagundes (Maya Fagundes), docente da Licenciatura em Música EaD da UERN, com o apoio do professor tutor Bruno Alisson Alves Hermínio, tutor da Especialização em Ensino de Música na Educação Básica, busca estimular a criação de um contexto de ensino e aprendizagem musical inclusivo, orientado por uma perspectiva crítica, anticapacitista e não violenta, voltado para a Educação Básica.

A proposta busca realizar atividades práticas pedagógicas musicais com uma abordagem inclusiva, incentivando a elaboração de um repertório útil para a prática docente em estágios, com ênfase na criação e no compartilhamento de atividades entre os participantes.

As oficinas são destinadas a alunos dos cursos de Licenciatura em Música e da Especialização em Ensino de Música na Educação Básica EaD da UERN, professores e professoras da educação básica e ao público em geral interessado na temática. A programação acontecerá em diversos polos, distribuídos em diferentes datas.No dia 26 de Outubro de 2024, às 9h, a oficina vai ser realizada no polo de São Gonçalo do Amarante. No dia 23 de novembro de 2024, às 9h, a oficina será realizada no polo de Marcelino Vieira, e no mesmo dia, às 15h, ocorrerá no polo de Luiz Gomes. E, por fim, no dia 30 de novembro de 2024, também às 9h, o evento será realizado em Currais Novos.

Esses encontros criam um espaço de troca de experiências entre os participantes, fortalecendo a prática docente inclusiva na Educação Básica e promovendo debates essenciais sobre a inclusão no ensino musical.