Semana de integração: participe dos minicursos

A Diretoria de Educação a Distância da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte está oferecendo 8 minicursos a serem realizados durante a VI Semana de Integração de Licenciaturas a Distância da UERN – Semestre Letivo 2024.1. De acordo com o coordenador do evento, Prof. Alex Carlos Gadelha, os encontros acontecerão entre os dias 02 e 03 de abril de 2024, no turno vespertino, por meio de aplicativo de videoconferência. As inscrições estão limitadas em 100 vagas por minicurso e abertas até o dia 01 de abril por meio do link:https://forms.gle/FqwFC4KzouoqsTXc9

O acesso às salas virtuais será enviado na manhã do dia 02/04 para os e-mails informados no formulário. A certificação dos minicursos corresponde à 4h.

MINICURSOS:

1. FERRAMENTAS GOOGLE PARA EDUCAÇÃO. Apresentar e aperfeiçoar o uso de aplicativos Google nas atividades de ensino à distância e no apoio às demais atividades inerentes ao dia a dia do discentes. (Prof. Dr. Francisco Dantas – Terça, 02/04, 14h).

2. A METODOLOGIA DA PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA COMO RECURSO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Apresenta conceitos e práticas da metodologia da pesquisa (auto)biográfica aplicada à formação docente. (Prof. Me. Alex Gadelha – Terça, 02/04, 14h).

3. NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. Exposição de normas e diretrizes oficiais para elaboração e publicação de trabalhos acadêmicos. (Bibl. Karolina R. Nepomuceno – Terça, 02/04, 14h).

4. PRIMEIROS PASSOS NA VIDA ACADÊMICA: DO LATTES AOS PRIMEIROS RASCUNHOS DE UMA ESCRITA ACADÊMICA. Conhecer a plataforma lattes; criar o currículo lattes; compreender o funcionamento da plataforma lattes e a importância da sua atualização; identificar os itens indispensáveis para elaborar uma minuta de um resumo, artigo ou outro gênero acadêmico. (Prof. Me. Geovar Miguel dos Santos – Terça, 02/04, 14h).

5. JOGOS EM LIBRAS. Noções sobre a libras (Língua Brasileira de Sinais) e cultura surda para se comunicar de forma mais efetiva, proporcionando aos educandos uma aprendizagem lúdica que facilite o trabalho do educador. (Profa. Ana Elília T. B. Cavalcanti – Terça, 02/04 – 14h30m.).

6. A IMAGINAÇÃO LINGUÍSTICA E AS METÁFORAS DA LÍNGUA. Situar e fazer compreender como a imaginação linguística se constituiu por meio de metáforas como organismo, sistema, jogo ou prática, responsáveis por sedimentar o modo como a existência da língua, do texto e do discurso foi tomada como objeto de estudo e de ensino. (Prof. Dr. Edgley Freire Tavares – Terça, 02/04, às 14h).

7. PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL EM LIBRAS. Reconhecer a aquisição e a estrutura linguística da LIBRAS como base do conhecimento linguístico que envolve a prática pedagógica. (Profa. Esp. Ana Elília Cavalcanti. Quarta, 03/04, 14h30min).

8. DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO: ESTRATÉGIAS PARA SUPERAR OBSTÁCULOS. Compreender os desafios comuns ao processo de alfabetização; estratégias práticas e inovadoras para a alfabetização; identificar sinais de dificuldades de aprendizagem e transtornos de alfabetização; recursos específicos para atender às necessidades individuais dos alunos. (Profa. Ma. Jacqueline Pessanha; Profa. Alana Cocato – Quarta, 03/04, 14h).

Aguardamos a participação da comunidade uerniana, estudantes de outras IES e de profissionais da Educação Básica e Ensino Superior que buscam o enriquecimento de sua formação!