Já usou o Fórum no Moodle? Conheça as funções

Uma das ferramentas interativas mais comuns em qualquer Ambiente de Ensino à Distância como o Moodle que utilizamosna EAD da UERN é o fórum. Trata-se de é um espaço interativo assíncrono para troca de mensagens. Todas as informações enviadas para um fórum podem ser distribuídas para todos os seus participantes e ficam armazenadas no fórum para consulta posterior.

O cursista tem a oportunidade de se aprofundar nos conteúdos abordados nas aulas, sanar dúvidas, debater diferentes assuntos ligados às disciplinas e se relacionar com outros estudantes.

Nas condições em que a EAD se desenvolve, a interatividade, possibilitada pelas ferramentas de comunicação, adquire fundamental relevância para a transformação das práticas educacionais.

Dessa forma, um fórum é espaço para desenvolver o pensamento, crítica, maturar ideias e posicionamentos, compreender conceitos científicos essenciais para a produção acadêmica e, acima de tudo, compartilhar conhecimento. Afinal de contas, o aprendizado nada mais é do que uma troca, seja ela de experiências ou informações, que deve acontecer de forma contínua e crescente.

E é justamente por isso que esse espaço é tão importante, pois ele promove e reforça o diferencial dos cursos a distância, que é uma construção do saber com duas características :

Horizontalidade

Os estudantes não desempenham somente o papel de receptores do conhecimento em aulas meramente expositivas. Eles vão além e também atuam como agentes que o detêm e têm capacidade de colaborar ativamente para o crescimento de todos.

É por essa razão que as discussões do fórum são autoestimulantes e os fazem trazer sugestões de conteúdos, pesquisar temas relacionados com o que já estudaram, levantar novos dados, iniciar debates, dividir as próprias vivências e por aí vai.

Conexão:

A tecnologia deixa de ser só um complemento dos seus estudos e passa a ser um diferencial para o seu aprendizado, sendo a grande protagonista da interação em plataformas EAD.

Isso ocorre, a princípio, porque tecnologia rompe com uma das principais características do modelo tradicional de ensino, que é a necessidade de todos os alunos estarem, simultaneamente, presentes no mesmo local e no mesmo horário para assistir às aulas — algo que é extremamente benéfico para quem trabalha e tem compromissos ao longo do dia.

De acordo com Pierre Lévy no livro O que é o Virtual, “Por intermédio de mundos virtuais, podemos não só trocar informações, mas verdadeiramente pensar juntos, pôr em comum nossas memórias e projetos para produzir um cérebro cooperativo” (LÉVY, 1998, p.96).

A ferramenta forum torna a comunicação com professores, monitores e tutores mais fluida, ágil e simplificada, o que contribui para a transmissão do saber.

Além disso, você faz uso do dinamismo, da interatividade, da capacidade de individualização e da autonomia que a internet oferece na aquisição diária do saber, no desenvolvimento de novas habilidades e no aprofundamento de temas ligados à sua área de interesse. Aproveite o forum em seu curso!