“Oralidade e gêneros orais” é tema de live de abertura da acolhida de Português

Sabia que os gêneros discursivos além de escritos podem também ser orais? Gêneros se classificam conforme as características que os textos podem ter em relação ao conteúdo e à linguagem utilizada. Na noite dessa terça-feira, (7), esse e outros conceitos serão abordados em live no Youtube da Dead.

Elaine Forte, professora de linguística da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), traz a palestra “Oralidade e gêneros orais: Conceitos e aplicações na academia”, com ínicio às 19h. As inscrições serão realizadas por meio de lista de presença disponível no momento da palestra.

A programação da semana de acolhida para os novos discentes do curso de letras português acontece durante os dias 07, 08 e 09 de março, e conta com outras palestras e minicursos. Confira:

08/03- Às 19h
“O signo, o significado e o significante: conceitos fundamentais da linguística saussuriana”, ministrado pela Profa. Ma. Janaina Silva Alves;

09/03- Às 15h
“Linguagem e Cultura Popular do Vale do Açu”, ministrado pelo Prof. Dr. Victor Rafael do Nascimento Mendes;

09/03- Às 19h
“Introdução aos sinais: conhecendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, ministrado pelo Prof. Me. Francisco Ebson Gomes Sousa.

A PALESTRANTE:

Professora de Linguística da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO). Possui graduação em Letras, Mestrado em Linguística e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É líder do grupo de pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE/UFERSA) e vice-líder do grupo de pesquisa Linguagens e Internet (GLINET/UFERSA).

Tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisa principalmente nos seguintes temas: oralidade, gêneros orais e ensino, turnos conversacionais, tópico discursivo, marcadores conversacionais, interação em conversações espontâneas, análise da conversação e sua interface com outras áreas, letramentos, multimodalidade em interações face a face e formação de professores de Língua Portuguesa.