Mobilidade virtual acadêmica: prorrogadas inscrições até 06/09

Vai até 06 de Setembro o prazo para cursar disciplinas em outras instituições. Ao todo, 14 universidades filiadas à A Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais ofertam vagas no edital: http://www.abruem.org.br/images/PDF/Mobilidade/Edital_003-2021_-_Mobilidade_Virtual_ABRUEM_2021-2.pdf .
Podem participar estudantes de graduação das 46 universidades vinculadas à Associação. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de links e e-mails das Instituições de Ensino Superior (IES) ofertantes das vagas. Para candidatar-se ao Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual, o candidato deverá estar regularmente matriculado no ano letivo de 2021 (ou equivalente) e ter concluído 20% da carga horária total do seu curso de graduação.

A mobilidade virtual permite que estudantes cursem disciplinas ou cursos online concomitantemente com seus estudos regulares. O programa é uma oportunidade de prática de segundo idioma, contato com novas culturas e internacionalização do currículo, sem despesas com viagens.

Em breve os 4 cursos de graduação EAD da UERN – Licenciatura em Letras Libras, Música, Educação do Campo, Licenciatura em Letras Língua Inglesa – divulgam aqui as disciplinas ofertadas para mobilidade.

UERN oferta 20 disciplinas dos cursos de graduação EAD da UERN – Licenciatura em Letras Libras, Música, Educação do Campo, Licenciatura em Letras Língua Inglesa. Confira as disciplinas ofertadas para mobilidade:

Educação do Campo EaD

Teoria e percepção musical I20
Metodologia do trabalho científico20
Técnica vocal15

Para conferir o quadro de disciplinas com todas as informações, clique aqui.

No Curso de Licenciatura em Letras Libras na modalidade a distância, ofertado pela UERN, as disciplinas integram diversas abordagens metodológicas que buscam possibilitar aos alunos e alunas a interação e a construção colaborativa do conhecimento, através do diálogo com os professores formadores, os tutores e os demais alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os componentes curriculares são estruturados em unidades com espaços e tempos formativos diversos. As aulas de cada um destes componentes também são organizadas por unidades, conforme os objetivos propostos e a metodologia necessária; contemplam a indicação de textos para leituras, como também os fóruns para a discussão, reflexão e construção da aprendizagem proposta pela disciplina. Também são realizados encontros síncronos, tanto pelo canal da DeaD, no Yutube, como também via videoconferência no Google Meet, que permitem a interação síncrona entre professores, tutores e alunos.
Além destas, também são metodologias utilizadas nas disciplinas as vídeo-aulas, atividades escritas, questionários avaliativos e chats com os professores e tutores. Os materiais audiovisuais disponíveis nas disciplinas contam sempre com uma janela de interpretação em Libras.

Na Licenciatura em Educação do Campo, ofertada na modalidade a distância, pela UERN, as disciplinas desenvolvem diversas perspectivas metodológicas que possibilitam aos/as discentes a interação e construção do conhecimento, no diálogo com os professores formadores, tutores e demais discentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem. As disciplinas são organizadas em unidades, que contam com espaços-tempos formativos diversos. As aulas são organizadas por unidades a partir dos objetivos propostos nas disciplinas e contam com a indicação de textos para leituras, como também os fóruns para a discussão, reflexão e construção da aprendizagem proposta pela disciplina. São também desenvolvidos encontros síncronos, via videoconferência no Google Meet que permitem a interação síncrona entre professores, tutores e alunos, como também Lives temáticas que contam com a participação de estudiosos da temática em estudo. Outras metodologias utilizadas nas disciplinas são as vídeo-aulas, o envio de atividades escritas, questionários avaliativos e chat com os professore e tutores. Nossos/as professores/as formadores/as buscam diversificar as metodologias adotadas nas disciplinas, utilizando metodologias ativas, como a proposta da sala de aula invertida, a utilização de recurso tecnológicos como o Wiki e elaboração de vídeos-seminários.