Pela primeira vez, vagas no Ensino Superior a Distância superam as presenciais

ensino_superior

O número de vagas ofertadas no ensino superior a distância no Brasil em 2018 superou as do ensino superior presencial pela primeira vez na história. É o que mostram os dados do Censo de Educação Superior 2018, divulgados este mês pelo Ministério da Educação (MEC). Mesmo com esse salto nas vagas oferecidas, ainda há mais alunos matriculados em cursos presenciais do que em cursos de ensino superior a distância.

No ano passado, foram 13,5 milhões de vagas oferecidas para um curso de educação superior no Brasil. Delas, 7,1 milhões foram para cursos a distância, enquanto 6,4 foram para cursos presenciais. Segundo os dados do censo, porém, havia 2 milhões de alunos matriculados no ano passado em cursos de ensino superior a distância, número três vezes menor que a quantidade de alunos matriculados em cursos de ensino superior presencial, que de era 6,4 milhões.

NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS EM CURSOS DE  GRADUAÇÃO, POR MODALIDADE ENSINO

Sem título

A tendência de crescimento na educação a distância já era observada no Censo de Educação Superior de 2017, quando o número de matrículas em cursos dessa modalidade teve um crescimento de 18% em comparação com o ano anterior, a maior alta desde 2008. Mas os números da graduação a distância em 2018 praticamente dobraram em comparação a 2017. Se no ano passado foram 7,1 milhões de vagas para essa modalidade de ensino, no ano anterior foram 4,7 milhões. No mesmo período, a oferta de cursos a distância aumentou 50,7%. Foram 3.177 em 2018 contra 2.108 cursos em 2017.

Frisa-se que em junho de 2017, ainda no governo de Michel Temer (MDB), o MEC aliviou as regras para oferta de ensino a distância: as instituições de ensino puderam passar a oferecer cursos a distância mesmo sem possuir credenciamento para cursos presenciais. Também deixou de ser necessária a aprovação prévia do MEC para a abertura de polos EAD (ensino a distância).

Diante disso, percebe-se que houve uma ampliação expressiva do número de vagas. Esse número de vagas é muito maior do que o número de alunos que se tem hoje, ou seja, pela primeira vez, o ensino a distância passou o ensino presencial. É uma tendência nacional e mundial, isso só tende a se ampliar. A Diretoria de Educação a Distância (DEaD) fica satisfeita por estar dentro destas estatísticas, servindo de modelo para construção de uma educação qualificada para todos os brasileiros e brasileiras.