quarta-feira , 21 de agosto de 2019
Home / Notícias / ENCONTRO SOBRE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

ENCONTRO SOBRE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

 

 

Capturar

Assim como na modalidade presencial, o planejamento é elemento indispensável para proporcionar o desenvolvimento das diferentes ações necessárias à execução dos cursos a distância. A produção, a escolha e o uso de materiais são determinantes para o educador no que diz respeito ao alcance dos objetivos pedagógicos.

Para um melhor planejamento dos materiais didáticos, a DEaD realizou um encontro formativo nesta segunda-feira (22/07).  O evento foi aberto a qualquer interessado.

Um material didático de qualidade é instrumento valioso para o educador e pode facilitar bastante seu trabalho de transposição didática, afirmou Rosangela Gonçalves dos Santos,  assessora pedagógica da DEaD.  Materiais como vídeos, podcasts, livros digitais e CD-ROM, entre outros, quando utilizados de maneira bem programada e articulados nos momentos da atividade pedagógica, auxiliam o cursista na compreensão dos conteúdos.

f2

Para a professora Regina  Santos Young, coordenadora pedagógica da DEaD, “existe muito material pronto na plataforma do MEC, como vídeos, livros e até jogos que podem ser usados livremente”. Mas a professora destaca que assim como no ensino presencial, o conteudista de EAD pode elaborar um material próprio, que garanta uma identidade para a disciplina.

No encontro ainda se discutiu a  metodologia colaborativa, que tem como fundamento a relação e a troca de conhecimento entre os  aprendizes. Isso significa que, ao planejar uma atividade através da plataforma MOODLE,  o
conteudista deve escolher  quais as estratégias que melhor se enquadram às necessidades dos estudantes e quais podem promover essa relação de troca de informações presente no ensino EAD.

 

Veja também

ghghghg

SÁBADO DE VISITA EM GROSSOS

Dentro do roteiro de visitas aos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), neste sábado …