Retrospectiva DEaD 2015

RetrospO ano de 2015 foi de muitas atividades e mudanças no que se diz respeito à Educação a Distância na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) passou a ser uma Diretoria de Educação a Distância (DEaD), sendo esta uma das primeiras modificações. A alteração se fez necessária devido à diretoria se tornar um setor diretamente ligado à reitoria da instituição.

Neste ano, a diretoria que antes era coordenada pelo Profº. Dr. José Rodolfo Cavalcanti passou a ser dirigida pela Profª. Kelânia Freire, que acabou por dar continuidade a todas as atividades que estavam em andamento em 2015 referentes à graduação em Letras, Especialização e Extensão em Mídias na Educação.

O ano também foi marcado pela concretização dos curso de Mídias na Educação em duas modalidades. A Extensão formou 56 alunos em um período de 6 meses sob a coordenação do Profº Dr. Heitor Liberalino e a especialização teve por volta de 60 formandos que tiveram a possibilidade de defender o seu projeto de conclusão (TCC) na primeira Mostra Científica da DEaD realizada no centro de convivência da UERN, coordenada pelo Profº Dr. Marco Escobar.

A equipe de Tecnologia da Informação (TI) realizou um trabalho de atualização da Plataforma de Aprendizagem Virtual (MOODLE) visando melhorar o seu desempenho e consequentemente contribuir para a evolução do aluno, outra mudança significativa foi o lançamento do novo site da DEaD que passou por uma transformação completa. Desde o layout, disposições de textos e vídeos, novos atalhos, tudo foi modificado pensando no aluno, professor, tutor ou qualquer outra pessoa que possa vir acessar o site para buscar informações referentes aos mais variados assuntos. Desenvolvemos um padrão para postagens na página da diretoria no Facebook, com artes, textos pequenos e link’s que levam ao nosso site. Todas as informações da funpage são disponibilizadas automaticamente via Twitter.

O primeiro semestre da graduação em Letras foi finalizado este ano. Em meio a esse percurso, foi realizada uma capacitação com os tutores, aula inaugural do curso no campus central da instituição, encontros presenciais nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas cidades de Caraúbas, Guamaré, São Gonçalo do Amarante, com o intuito de orientar e procurar alternativas para sempre estar desenvolvendo e qualificando ainda mais a graduação em Letras EAD que tem a coordenação da Profª Dr. Verônica Aragão.

Em parceria com a CAPES a Diretoria de Educação a Distância da UERN desde 2005 já formou mais de mil alunos nos cursos que foram ofertados e para o ano de 2016 haverá um desenvolvimento ainda maior da EAD em nossa universidade.