Núcleo de Educação a Distância da UERN passa a se chamar Diretoria de Educação a Distância

DEADA Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN), desde o ano de 2001 possui o Núcleo de Educação a Distância (NEAD), inicialmente vinculado à Pró- Reitoria de Extensão. No ano de 2014 a UERN disponibilizou 180 vagas para Especialização e 330 para a Extensão em Mídias na Educação, os quais promovem a inclusão de graduados e professores de escolas públicas no uso das novas tecnologias, com intuito de disseminar em sala de aula estas novas práticas. Neste ano de 2015 o núcleo passa a estar diretamente ligado à Reitoria, e devido uma questão organizacional tornou- se uma diretoria, por isso a mudança na nomenclatura de NeaD para DeaD: Diretoria de Educação a Distância.

O núcleo planeja suas atividades para o ano de 2016 sob a direção da Profª Kelânia Freire Martins Mesquita, que destaca as principais ações para o próximo ano. “Nossa meta é ofertar mais cursos de graduação, especialização e extensão, com o intuito de desenvolver e fortalecer a educação a distância na UERN para aquelas pessoas que não podem fazer um curso presencial”.

A EAD é uma realidade no Brasil, levando o ensino e o desenvolvimento da educação para diversas classes sociais e municípios que não têm acesso a universidade; segundo o Censo de Educação Superior esta modalidade de ensino já se destaca no âmbito educacional. Entre 2012/2013, foi registrado um aumento de 3, 6% no número de matriculados nos cursos a distância, representando uma participação de 15% nas matrículas dos cursos de graduação.

O reitor da UERN, Pedro Fernandes, reitera o papel da universidade na sociedade e a busca por ferramentas que possibilitem a oferta de uma educação de nível superior. “Na busca contínua por melhorias, instrumentos, paradigmas e metodologias de ensino, a UERN tem sim, tentando se inteirar e ter o melhor ensino para os seus alunos. Em 2015 iniciamos a nossa primeira turma de graduação, um pouco tarde, para esse movimento que houve no país a partir dos anos 2005, 2006 e 2007 com maior ênfase, mas isso não quer dizer que nós ficamos parados, alheios a essas novas tecnologias. Temos uma diretoria que é responsável pela busca de melhores ferramentas e práticas para propiciar a melhor relação de ensino aprendizagem”.

O DeaD agora conta com um novo endereço eletrônico. Nele, a comunidade pode conferir as informações referentes a graduação, especialização e extensão, além de futuras ofertas de cursos. Alunos, professores e tutores devem acessar o site para ficarem informados quanto as datas de provas, encontros presenciais e tudo que está relacionado ao seu curso, acessem: dead.uern.br

Assessoria de Comunicação DEaD