terça-feira , 19 de setembro de 2017
Home / Cursos / Graduação / Lic. Letras Português / Atividades Complementares

Atividades Complementares

Entende-se por Atividades Complementares as atividades extracurriculares que possibilitam ao aluno adquirir conhecimentos de interesse para sua formação pessoal e profissional, reconhecidos por meio de avaliação. Constituem um meio de ampliação do currículo, com experiências e vivências acadêmicas internas e/ou externas ao curso, por isso são indispensáveis para obtenção de grau de licenciatura.

As Atividades Complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional dos acadêmicos de Letras. Sendo uma atividade individual, poderá ser realizada em organizações públicas, privadas, do terceiro setor, desde que legalmente constituídas e que desenvolvam funções ou atividades relacionadas à área educacional, desde que comprovadas devidamente por certificado.

A comprovação das Atividades Complementares deverá ser apresentada pelo acadêmico à secretaria do Polo do Núcleo, com o documento original de participação e uma cópia a ser arquivada no polo. De posse dos comprovantes, o responsável pela secretaria do polo fará o lançamento das Atividades Complementares na ferramenta Atividades Complementares.

O Professor Local, com conhecimento na área, ou Professor Especialista da Unidade Didática oferecida, apreciará, podendo comprovar o documento mediante os itens dispostos na Tabela de Pontuação das Atividades Complementares. A atividade poderá ser recusada se a documentação e/ou desempenho do aluno forem julgados insatisfatórios.

O acadêmico que não cumprir integralmente a carga horária de Atividades Complementares, estabelecidas na matriz curricular do curso, não poderá colar grau. Todos os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso.

  1. Somente serão válidas as Atividades realizadas no período em que o acadêmico estiver matriculado no Curso;
  2. Para obter o título de graduação, o estudante precisará entregar o equivalente a 200 horas/aula de Atividades Complementares.

 

MODALIDADE ATIVIDADE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE EQUIVALÊNCIA EM HORAS

PARA CADA  ATIVIDADE COMPLEMENTAR

MÁXIMO DE

HORAS POR

SEMESTRE

 Presencial e a distância Participação em eventos Apresentação de trabalhos em eventos científicos 8 horas por curso na área em que o acadêmico está matriculado.

4 horas por curso na área afim à que o acadêmico está matriculado.

 30 horas
Participação em Semanas ou Jornadas, Ciclos de Debates, Oficinas, Cursos e Minicursos, Encontros, Seminários, Congressos, Fóruns, Simpósios, Mostras. 6 horas por curso na área em que o acadêmico está matriculado.

3 horas por curso em áreas afins.

 30 horas
Participação em Palestras 2 horas por palestra. 30 horas
Ministrar cursos, Palestras, Oficinas, Mesa Redonda, sem remuneração. 6 horas na área do curso.

3 horas em outra área do curso.

30 horas
Cursos de Extensão Oferecidos por IES. Ministrar Cursos na grande área de Letras 20 horas por curso em Letras.

10 horas por curso em áreas afins.

30 horas
Publicações Publicação de resumos, resumos expandidos e artigos científicos. 15 horas por resumo publicado e 30 horas por artigo publicado. 120 horas
Participação em Projeto de Iniciação Científica na
Projetos de Iniciação Científica. grande área do Curso, com duração mínima de 9 (nove) meses, sob orientação de professor da UERN ou de outra Universidade. 100 horas por projeto concluído. 50 horas
Atividades via satélite. Participação em Teleconferências e Palestras. 4 horas por atividade promovida pela UNIDERP.

2 horas por atividades promovida por outra Instituição.

 20 horas
Atividades On-line. Videoconferências, Fóruns de Discussão, Salas de Chat, promovidos pela UERN, não obrigatório do Curso. 4 horas por atividade.  20 horas

Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras – habilitação em Língua Portuguesa na Modalidade a Distância – PPC Letras EaD.